Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António é um Centro de Treino de Alto Rendimento –  “High Performance Training Centre” de nível europeu, reconhecido pela Federação Internacional das Associações de Atletismo (International Association  of Athletics Federation – IAAF).

O Complexo Desportivo é um dos mais credenciados na Europa, pelas infra-estruturas que possui e equipamentos complementares de treino que oferece e ainda pela longa prática dos seus profissionais.

O Complexo tem boas acessibilidades ao Aeroporto Internacional de Faro e à vizinha Espanha e está próxima da estância turística de Monte Gordo e da cidade de Vila Real de Santo António, razões que levam a que muitas federações e equipas de vários países escolham esta infra-estrutura polidesportiva para preparar nas melhor preparar as respectivas equipas.

A construção do Complexo iniciou-se em 1977, com o Pavilhão Desportivo, a que se seguiram áreas polidesportivas e Centro de Ténis.

A pista de atletismo nasceu em 1994 e a Nave concluiu-se em 2004, a que se seguiu o relvado sintético.

Em termos globais, é composto por:
•    Estádio Principal
+ Campo de Futebol Relvado (104-67m)
+ Pista de atletismo com oito corredores
+ Dois ginásios em piso sintético
+ Posto médico

•    Espaços Exteriores
+ Dois campos de futebol relvados (100x65 m)
+ Um campo de futebol com relva sintética (126x70m)
+ Sectores para lançamentos do peso, disco, dardo e martelo
+ Sector para Tiro com Arco
+ Pista de crosse
+ Circuito de Manutenção

•    Meio Natural Envolvente
+ Caminhos em terra batida no pinhal (12.000 m)
+ 20 km de praia, com 100 metros de largura (baixa mar)
+ 24 Há de pinhal

•    Pavilhão Desportivo
+ Piso sintético (40x20 m)
+ Polidesportivos descobertos (44x20 e 40x20)

•    Nave desportiva
+ Atletismo (1.000 m2)
+ Área de corridas (80 m em linha)
+ Área de saltos (vara, comprimento e altura)
+ Área de lançamentos (peso e bola)
+ Área de musculação (320 m2)
+ Área médica (2 x 10 m2)
+ Área de Fisioterapia e Recuperação
+ Sala Audiovisual
+ Sala controlo do treino

•    Campos de Ténis

•    Campos de Padel

•    Piscinas

Todos estes espaços têm sido utilizados – com primazia para a área ligada ao Atletismo – desde há muitos anos (e por época desportiva) por atletas de cerca de quatro dezenas de países, referindo-se ainda as modalidades de Futebol, Natação, Pentatlo Moderno, Rugby e Triatlo, especialmente em treino para as várias competições, marcando presença, por vezes, mais do que uma vez em cada ano.

O alojamento das comitivas é feito em cerca de duas dezenas de unidades hoteleiras locais, numa simbiose entre o Desporto e o Turismo.

Contactos:

8900 - Vila Real de Santo António